terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Politica




A Espanha é uma monarquia parlamentarista cujo o monarca - o Rei de Espanha -, exerce o poder de Chefe de Estado. Existe ainda um parlamento bi-cameral as Cortes Gerais, constituída pelas seguintes divisões de poderes:
» O poder executivo, pelo qual é formado por um conselho de ministros prisidido pelo Presidente do Governo, que exerce como Chefe de Governo.
»O poder Judicial, é formado pelo conjunto de Juízados e Tribunais, intregado por Juízes e Magistrados, e tem a função de administrar a justiça em nome do rei.

História

A Historia da Espanha é a própria de uma nação europeia, que compreende o período entre a pré-história e a época actual, passando pela formação e queda do primeiro Império espanhol. Os primeiros humanos chegaram à Península Ibérica no território da actual Espanha há 35 mil anos. Durante os milénios seguintes o território foi invadido e colonizado por cotas, fenícios, cartagineses, gregos e pelo ano 200 a. C. A maior parte da Península Ibérica começou a formar parte do Império Romano. Após a queda de Roma, a península foi dominada pelo Reino visigodo, o embrião da actual Espanha. Tal reino foi estabelecido no século V e se manteve até os começos do século VIII. No ano 711 aconteceu a primeira invasão de muçulmanos, vindos desde o Norte da África, e que em poucos anos dominaram grande parte da Península Ibérica. Durante os 750 anos seguintes, se estabeleceram pequenos reinos independentes, chamados ‘‘Taifas’‘, ainda que a área total de controlo muçulmano se conhecia com o nome de Al-Andalus. Enquanto o resto da Europa permanecia na Idade das Trevas, Al-Andalus florescia cultural, científica e artisticamente.




Durante este período os reinos e principados cristãos se desenvolveram notavelmente, incluídos os mais importantes, o Reino de Castela e o Reino de Aragão. A união destes dois reinos através do casamento em 1469 da Rainha Isabel I de Castela e o Rei Fernando II de Aragão levou à criação do Reino da Espanha.
O ano 1492 é também lembrado como o ano em que os reis católicos enviaram o explorador Cristóvão Colombo através do oceano Atlântico em busca de uma nova rota comercial com a Ásia. A chegada de Colombo ao Novo Mundo e o posterior desenvolvimento do Império espanhol levaram a Espanha a uma era dourada. Durante os seguintes séculos, a Espanha como uma potência colonial se alçou como a mais importante nação europeia no cenário mundial, assim como autor principal nos assuntos europeus.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Etimologia

O nome Espanha deriva de Hispania, nome com o qual os romanos designavam geograficamente a Península Ibérica, nome que por sua vez provém do nome Ibéria. Fato do termo Hispania não ter uma raiz latina resultou na formulação de diversas teorias sobre a sua origem, algumas doas controversas. A opção mais aceitada seria a de que o nome Hispania provém do fenício i-spn-ea.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estrutura do trabalho

1 Etimologia
2 História
3 Política/ e Divisão de poderes
4 Subdivisões
4.1 Estado das Autonomias
4.2 Separatismos
5 Geografia
6 Meio ambiente
7 Demografia
8 Economia
9 Cultura
9.1 Idiomas
9.2 Religião
9.3 Desporto
9.4 Tauromaquia
9.5 Meios de comunicação

Identidade nacional

Ano de adesão à União Europeia: 1986
Sistema político: Monarquia Constitucional
Capital: Madrid
Superfície: 504 782 km²
População: 40,7 milhões de habitantes
Moeda: euro
Ouça a (s) língua (s) oficial (is) da UE falada (s) no país:
Espanhol